O GPS TRACKER É UM RASTREADOR QUE SEGUE O CARRO OU O MOTORISTA, PERMITE OUVIR CONVERSAS NA CABINE E NÃO TEM MENSALIDADE
O que não falta no mercado é rastreador automotivo. Em geral, eles exigem instalação por um profissional e cobrança de mensalidade. Pois há um modelo que promete mudar essa receita. Especializada em eletrônicos, a loja virtual Rede Fast vende o GPS Tracker, mix de rastreador e escuta a distância, que pode ser instalado por qualquer pessoa e é isento de taxas mensais.
Mas essas duas não são suas maiores vantagens. Bacana mesmo é que ele é portátil. Compacto a ponto de caber na palma da mão, ele permite que seja levado de um carro para outro. Pode ficar no porta-luvas ou mesmo escondido do veículo. Cabe até no bolso da calça. Tudo isso por 360 reais – um rastreador convencional, que fica fixo no veículo, custa de 300 a 750 reais, mais uns 100 reais de mensalidade.
O GPS Tracker funciona via GPS, mas também exige um chip de celular GSM para que possa enviar sua localização ou receber mensagens de alerta. Por isso, antes de começar a usar o aparelho, você precisar ter um chip de celular ativo – se for um pré-pago, não pode se esquecer de mantê-lo com crédito.
Com o chip em mãos, coloque-o no rastreador e faça a configuração inicial, que é um pouco trabalhosa. Mas seu uso é simples: faça uma ligação para o chip quando quiser localizá-lo. Em menos de 10 segundos ele envia uma mensagem para um celular cadastrado, indicando suas coordenadas geográficas. Depois é só entrar num site como o Google Maps, colocar as coordenadas e descobrir onde o carro está.
Ele também faz um alerta de emergência sempre que o veículo ultrapassar a “cerca eletrônica” – ou seja, quando sair de uma área pré-definida pelo motorista, que pode ser um quarteirão, um bairro ou mesmo uma cidade. Essa função, inclusive, mostra outra vantagem. Como o GPS Tracker é portátil, pode ser utilizado como rastreador pessoal para localizar crianças, cargas ou até mesmo animais. Há ainda um sistema de emergência que é acionado sempre que o usuário aperta a tecla SOS. Em 10 segundos os celulares cadastrados (até cinco) receberão a mensagem “HELP ME” e as coordenadas geográficas do GPS.
Por fim, há ainda o modo de escuta: o usuário muda o tipo de operação do GPS Tracker e telefona para o aparelho. Logo depois você passará a escutar todo o som ambiente dentro do carro. Mesmo com ele no bolso da calça ainda é possível, com alguma interferência, ouvir a conversa no interior do veículo.
Durante nosso teste de uma semana, as primeiras vezes que tentamos encontrá-lo na função rastreadora, as coordenadas tinham margem de erro de até 500 metros. No entanto, posteriormente o produto foi se aprimorando até passar a informar a posição exata. Mas vale ficar atento a isso, pois podem ocorrer imprecisões típicas de aparelhos com GPS.